Os Tropeiros O grupo nativista precursor das califórnias - parte 7

             1971, a 1ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, realizada no Cine Pampa. Colmar Duarte, patrão do Sinuelo do Pago, seu irmão Ricardo Duarte, Cecília Fagundes Machado e Júlio Machado da Silva Filho, irmãos mais moços de João Batista Machado, formam o grupo de Arte Nativa Os Marupiaras e ganham a Calhandra de Ouro, com a música “Reflexão”, de autoria de Colmar Duate e Júlio Machado da Silva Filho. Na mesma Califórnia, Os Marupiaras classificam para o disco a composição “Mãe Negra” e “Tropeando” dos mesmos autores; a composição “Afirmação”, de João Batista Machado e “Imagens de Minha Terra”, de Jarbas Moreci Teixeira, na interpretação dos mesmos. Cecília Fagundes Machado foi a única e primeira vocalista daquela Califórnia. Em 1980, Adão Knelmo Alves, remanescente de Os Tropeiros, com seu filho Francisco Alves, destacam-se com a milonga “Recuerdos da 28”, na interpretação de Juarez Brasil e Os Gaudérios, cuja música ultrapassou as fronteiras do Rio Grande e sendo gravada por outros artistas. Em 1982, Knelmo recebe o troféu de Melhor Tema Missioneiro, com sua composição “Canto e Lamento de uma Raça”. Em 1983, seguindo os passos de Adão Knelmo Alves, seus filhos Francisco Alves, “Chico”, como compositor e músico, e Oristela Alves como vocalista, se projetam em grandes sucessos em Califórnias afora. João Batista Machado e seu sobrinho Júlio Machado da Silva Neto ganham a Calhandra de Ouro com a música “Guri”, na interpretação de Cezar Passarinho, estrondoso sucesso e gravada até por artistas nacionais. Segue a dinastia dos Machados na carreira artística. Ano de 2002 – Pirisca Grecco, filho de Iná Machado e sobrinho de João Batista Machado, deixando de ser roqueiro, emplaca na 31ª Califórnia, como Melhor Intérprete Campeiro e ganha a Calhandra de Ouro, em parceria com Mauro Moraes, com a música “Feito o Carreto”.


Diná Fagundes Machado, João Batista Machado e Nicássio Camargo, 1º violonista do CTG Sinuelo do Pago, no Salão Nobre da Agrícola Pastoril – 7/9/1956.

Grupo de Arte Nativa Marupiaras, na 1ª Califórnia, 1971. Ricardo Duarte, Cecília Fagundes Machado, Júlio Machado da Silva Filho e Colmar Duarte.
 
Daniel Fanti - Pesquisador