30 de janeiro de 2008

Jornal Diário da Fronteira

Moto-boy é preso por suspeita de tráfico de drogas

Na manhã de ontem, 29, uma equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE) do 1° BPAF, após averiguar denuncia anônima, prendeu em flagrante o suspeito por crime de tráfico de entorpecentes. A abordagem ocorreu no centro da cidade, próximo à Praça Barão do Rio Branco, em uma central de moto-boys. Em posse do homem, foram encontrados seis papelotes de cocaína, dinheiro, celulares, câmeras digital, agendas e uma chave micha. A Brigada Militar não descarta a possibilidade do traficante atender aos seus clientes usuários da droga pelo o sistema de tele-entrega. Segundo o Capitão Rinaldo da Silva Castro, esta prática já é registrada nas grandes cidades do país. O Comando do 1° BPAF encaminhará cópia da ocorrência para o setor competente da Prefeitura Municipal solicitando maior rigor na concessão do Alvará de Funcionamento às centrais de moto-taxis. O suposto traficante já foi preso em maio de 2005, por envolvimento no roubo de uma carga de 15 mil quilos de arroz de um caminhão que ele próprio dirigia, em Santo Ângelo. Na ocorrência, ele figurou como vítima, porém, 4 dias após o registro do crime, investigações levaram a polícia a recuperar a carga na cidade de Santa Rosa e efetuar sua prisão em Uruguaiana, por envolvimento no crime.

Patrulha ambiental desmancha posto clandestino de venda de óleo diesel

A Patrulha Ambiental de Uruguaiana autuou em flagrante, na manhã de ontem (29), 4 homens que operavam em ponto clandestino de venda de óleo diesel, na avenida Érico Veríssimo, bairro São José. Mais de 250 litros de combustível foram encontrados, porém o local tinha capacidade de armazenagem para mais de 4 mil litros. Segundo um dos membros da Patrulha Ambiental, esta quantidade de combustível encontrada é considerada "média", se comparada com outras apreensões de 2007. "Esta foi a primeira de 2008", informou. A Patrulha encontrou, em posse dos homens, 3 reservatórios de plástico com capacidade para 1 mil litros; uma bomba de posto de gasolina elétrica; uma bomba elétrica manual; uma bomba de sucção elétrica; 3 galões de 200 litros e 25 galões de 20 litros. O quarteto realizava, por dia, cerca de 5 viagens para abastecer, em Paso de Ias Libres, as três caminhonetes D-20. O litro do diesel era comercializado pelos contrabandistas a R$ 1,70. No ato da apreensão, foi lavrado o flagrante e os indivíduos responderão a processo penal. Somente um dos homens assumiu a responsabilidade do delito e encontra-se preso na Penitenciária Modulada.

Decretadas prisoes de suspeitos de morte de jovem

A carteira de documentos de Josimar Alves, filho do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Mauro Brum, assassinado na madrugada de segunda-feira, foi encontrada na casa de um dos dois suspeitos de autoria do crime. Foi decretada ontem a prisão preventiva dos dois suspeitos. A delegada 8etina Martins Caumo revelou ao Diário da Fronteira que, diante do encontro da carteira de Josimar, o caso que vinha sendo investigado como homicídio qualificado, passa a ser encarado como latrocínio. Betina disse também que um dos acusados, ainda na condição de menor, foi autor da morte de um policial militar em novembro de 2004. O outro tem passagem pela Polícia Civil, por porte ilegal de arma. Josimar foi encontrado agonizando, nas imediações da Santa Casa, com duas perfurações nas costas, que atingiram o pulmão. Minutos antes, quando se deslocava com a namorada, vindo de uma casa de espetáculos, foi atacado por um bando na esquina da rua Duque de Caxias com a rua Antônio Monteiro. Consta que os delinqüentes roubaram a bolsa da namorada de Josimar e em seguida investiram contra ele. Josimar fugiu mas foi encontrado ferido instantes depois. Em estado lastimável, ele foi encaminhado ao hospital da Santa Casa de Caridade, mas não resistiu às lesões e morreu.

29 de janeiro de 2008

Jornal Diário da Fronteira

Morte de jovem em lago não foi esclarecida

Com um clima de forte emoção, foi sepultado na manhã de ontem, às 11 h, no Cemitério Municipal Senhora Sant'Ana, o corpo do jovem Luciano da Silva Ciocca (foto), de 18 anos, filho de Oyama 8razeiro Ciocca e de Nara Suzana da Silva Ciocca. Segundo o tio da vítima, Fábio Ciocca, na tarde de domingo, o rapaz ao se atirar num lago do parque Espaço Alternativo teria batido a cabeça em uma pedra. Diz ainda, que o corpo teria sido encontrado por uma criança. Mas a polícia até ontem não havia esclarecido o caso. O delegado Roger Spode Brutti informou que está aguardando o resultado da necropsia e que os legistas têm um prazo de 10 dias para a entrega do laudo. Consta que, por coincidência, Luciano morreu no dia em que completava 18 anos da morte de seu irmão gêmeo, que falecera ainda bebê.

Jovem é morto a facadas na madrugada

Com duas facadas nas costas, ferimentos que perfuraram um pulmão e causaram sua morte, foi encontrado o corpo do jovem Jocemar Moura Alves, de 22 anos. O caso aconteceu no final da madrugada de domingo para segunda-feira. A delegada Betina Caumo, da 28 Delegacia de Polícia, disse ao Diário da Fronteira que a princípio, a linha de investigação é de que Jocemar tenha sido ferido em tentativa de roubo. A polícia apurou que a vítima havia saído de um baile na rua Duque de Caxias, acompanhada pela namorada. O casal teria sido assaltado por um grupo de aproximadamente 10 delinqüentes na esquina da Duque de Caxias com Antônio Monteiro, local onde integrantes do bando saíram em perseguição a Jocemar, depois de terem tomado a bolsa da namorada. Minutos depois, ele foi encontrado gravemente ferido na rua Rodrigues Portugal, nas proximidades da Santa Casa de Caridade. Imagina-se que, ferido, ele tenha tentado chegar ao hospital. Ainda com vida, Jocemar foi encaminhado ao Pronto Socorro e, algum tempo depois, morreu.

Segunda noite da 36º Operação Lei Seca Fiscaliza 682 bares e similares

A segunda noite da 36º Operação Lei Seca teve início às 23h de sábado (26) e estendeu-se até às 5h deste domingo (27), em 270 municípios gaúchos. Foram utilizados 1.031 policiais e empregadas 387 viaturas. As ações resultaram na detenção de 21 pessoas e na inspeção de 682 estabelecimentos comerciais, entre bares e casas noturnas. Os números foram os seguintes:
Apreensão de carteiras de habilitação (CNHs): 3
Apreensão de armas: 2
Boletins de ocorrência (BO/COP): 59 Inspeções em bares: 491
Inspeções em casas noturnas: 191
Pessoas abordadas: 15.782
Detenções (exceto de foragidos) 21
Termos circunstanciados (TC) 15
Veículos autuados: 172
Veículos fiscalizados: 8.734
Veículos recolhidos: 20
Uso de etilômetro: 69
Etilômetro positivo: 2

No saldo final das duas noites da 36ª Operação Lei Seca, houve 57 detenções, abordagem de 30.615 pessoas, fiscalização de 17.671 veículos, resultando na recuperação de dois automóveis em ocorrência de furto e/ou roubo, e a fiscalização de 1.286 bares e casas noturnas.

28 de janeiro de 2008
Jornal Pampiano
Filho de vereador é encontrado morto

O filho vereador e presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, Mauro Brum, Josemar Moreira Alves, 21, morreu no início desta manhã, momentos após receber os primeiros cuidados médicos no Pronto Socorro do Hospital da Santa Casa de Caridade. Pouco antes, Josemar havia sido encontrado com facadas pelo corpo, nas imediações do Bairro São Miguel.

Afogamento em balneário no início da tarde

O jovem Luciano Cioca, de 19 anos, morreu afogado, por volta das 12h, deste domingo (27), nas dependências do Sítio Espaço Alternativo, a cerca de 20 km do centro da cidade. Mesmo sendo socorrido com rapidez, Cioca já chegou sem vida ao Pronto Socorro do Hospital da Santa Casa de Caridade. No local, acontece hoje à tarde a fase final do município do Concurso Garota Verão 2008. De acordo com a organização do evento, até o momento, está garantida a realização do evento

23 de janeiro de 2008

Jornal Diário da Fronteira

Acidente de motos deixa feridos

Duas pessoas ficam feridas no choque entre duas motocicletas. O acidente aconteceu na noite de domingo, no cruzamento da rua Flores da Cunha com a rua Júlio de Castilhos. De acordo com o levantamento da Brigada Militar, a colisão envolveu a moto placa IMU - 8672, tripulada por Alcione Bolson e outra conduzida por Márcio da Silva Antunes. No boletim de ocorrência, os policiais militares relatam que Alcione sofreu fratura exposta na perna esquerda; Márcio, por sua vez, ficou com escoriações pelo corpo e sangramento no nariz.

Reincidente na venda clandestina de gasolina é preso

Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário, a partir de representação da delegada Betina Caumo, prenderam em flagrante um homem de 26 anos, pela prática de crime ambiental e descaminho. Ele mantinha em sua residência, acondicionada em garrafas plásticas de dois litros, gasolina trazida de Paso de los Libres.Além do combustível, foram apreendidas mangueiras, funil artesanal e um veículo Ford/Belina ll, utilizado para trazer o combustível do país vizinho. No local, segundo a delegada, em diversas oportunidades foi flagrada e fotografada a venda de gasolina, sendo que o acusado já foi preso pelo mesmo delito em junho de 2007 e outubro de 2006, além de responder a inquérito policial pelo mesmo delito e possuir antecedentes por porte ilegal de arma de fogo. Após lavrado o mandado de prisão em flagrante, o homem foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Uruguaiana. A delegada Betina Caumo observou o artigo 56, da Lei nº 9605/98, a qual regulamenta a legislação ambienta!. O fato de comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar e ter em depósito produto ou substância nociva ou perigosa à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos é crime apenado com penas de reclusão de um a quatro anos e multa. "Nossa preocupação e também de nossos agentes é evitar que uma tragédia venha a ocorrer, uma vez que o risco já é iminente pelo mero comércio irregular de combustíveis, além do risco de explosão e incêndio, o que alcançaria os moradores da residência e imediações, sobretudo crianças", afirmou a delegada. Betina, que ainda observa que "o mero armazenamento já representa dano à saúde, em razão dos vapores e do cheiro dos combustíveis, em face da forma ilegal de armazenagem". A delegada chama atenção que além dos delitos de ordem ambiental, há também, o delito de descaminho, quando se tratar de combustível cujo ingresso no país ocorra sem o pagamento dos tributos devidos.

22 de janeiro de 2008

Jornal Cidade

Polícia estoura mais um ponto de jogatina no centro da cidade

Na tarde da última quinta feira, 17, em cumprimento a mais um Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Poder Judiciário a pedido da Delegada Betina Caumo, titular da 2ª Delegacia de Polícia, uma equipe de policiais civis sob seu comando compareceram em uma casa aparentemente residenciallocalizada no centro da cidade, na esquina das ruas Gen. Vitorino e Dr. Maia.

No momento da chegada dos policiais, a proprietária encontrava-se fazendo a contabilidade da jogatina juntamente com outros dois indivíduos. No local, os policiais apreenderam onze máquinas do tipo caça níquel, um aparelho de ar condicionado do tipo split, um veículo GM Vectra com placas do Paraná, além da importância de R$ 2.100,00 em moeda corrente. Os integrantes da quadrilha foram conduzidos presos até a Delegacia de Polícia, onde foram ouvidos e liberados, tendo a proprietária recebido em depósito a carcaça e os monitores das máquinas, pois a parte eletrônica ficou em poder da polícia.

Os três indivíduos responderão por Termo Circunstanciado por prática de jogos de azar.

Menor alvejado por três disparos ana horta pública do município

No dia 20 de janeiro, por volta das 23h10min, o CIOSP do 1º BPAF orientou o deslocamento de uma patrulha da Brigada Militar até a Horta Pública municipal para atender uma vítima de arma de fogo.

Ao chegarem no local, os policiais encontraram o menor L.C.M.S.I., que havia sido alvejado por três tiros.

Em averiguações junto a populares que encontravam-se no local, os policiais foram informados que o autor dos disparos teria sido um indivíduo de iniciais D.M. vulgarmente conhecido como "SECO". Com a vítima, foram encontratas trouxinhas de uma substância de cor e cheiro característicos de maconha.

O menor foi conduzido ao Hospital Santa Casa de Caridade para receber atendimento, e a Polícia Civil investiga o caso.

Briga de facão na Setembrino

No dia 19 de janeiro, por volta das 21h24min, a partir de denúncia recebida pelo CIOSP, do 1º BPAF, uma guarnição da Brigada Militar deslocou-se até a Rua Setembrino de Carvalho, onde ocorria uma briga de facão.

Ao chegarem ao local, foram abordados o menor L.F.P. (17) e Carlos Roberto Alves Belagamba.

O menor tinha em seu poder um facão de aproximadamente 30 cm de lâmina, cabo de madeira, e que foi usado para agredir Carlos com um golpe nas costas. causando-lhe um ferimento significativo.

As partes foram identificadas e conduzidas para a Delegacia de Polícia a fim de prestar esclarecimentos.

17 de janeiro de 2008

Jornal Diário da Fronteira

Duas casas arrombadas no assentamento Anita Garibalde

Dois homens invadiram uma residência, roubaram e agrediram a proprietária. De acordo com a vítima, durante a madrugada os desconhecidos entraram em sua casa e passaram a agredi-Ia com violência. Ela sofreu socos e pontapés por todo o corpo. Depois furtaram um cavalo que estava no pátio. Outros ladrões, por volta das 3h da madrugada, entraram em outra casa do assentamento, mas um vizinho despertou com o forte barulho e levantou. Ele viu, por uma fresta, que a residência localizada em frente à sua casa estava sendo arrombada. Os ladrões arrebentaram um portão e uma porta de ferro. Em seguida eles roubaram vários objetos, entre os quais um fogão, uma Tv e um ventilador.

Demora nos resultados das perícias dificulta esclarecimento de crimes

A demora nos resultados de perícias no Estado dificulta a tentativa de esclarecimento dos crimes de natureza grave registrados em Uruguaiana. Um desses casos trata de ossadas de duas pessoas assassinadas no interior do município, ou cujos corpos foram desovados naquela área O primeiro caso aconteceu no dia 12 de março do ano passado, quando foi encontrada uma assada num campo, perto da BR-472, nas imediações da sede campestre do Clube Caixeira!. No local, a polícia encontrou os documentos de Sandro Alex Minha dos Santos. No início do mês seguinte, no dia seis de abril, foi encontrada a assada de João Jorge Rodrigues Soares. "Em ambos os casos, também foram encontrados os documentos das vítimas. Os dois foram mortos a tiros", afirma o delegado Rodrigo Kegler Duarte. A polícia encaminhou os projéteis e pedido de exame de DNA, mas até agora não obteve nenhuma resposta. O delegado disse ter sido informado de que para exame de balística há apenas um técnico para todo o Estado. Outros casos graves foram encaminhados há mais tempo e continuam sem respostas. Segundo a promotora de Justiça, Carolina Bartz Loureiro, o Instituto Geral de Perícias também sofre carências, lá existe um total de mais de 10 mil perícias represadas.

Homem preso por contrabando de gasolina

Na manhã desta quarta-feira em cumprimento de mandado de busca e apreensão, agentes da 2ª Delegacia de Polícia prenderam em flagrante um homem de 61 anos, por crime ambiental (art. 56, Lei 96051 98) e por crime de descaminho (art. 334, CP). Segundo a delegada, ele mantinha estocados em sua residência, localizada no Bairro São João, cerca de cento e trinta e oito litros de gasolina oriunda da cidade de Paso de los Libres, devidamente acondicionados em garrafas do tipo pet de dois litros, mangueira e funis artesanais. Além do combustível destinado à revenda em Uruguaiana, foi apreendido um veículo GM/Opala Comodoro, utilizado para trazer a gasolina do país vizinho. O acusado, que já havia sido preso em flagrante pelo mesmo delito em 26 de maio do ano passado e respondia procedimento policial por fato idêntico flagrado em 5 de outubro de 2005, foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

16 de janeiro de 2008

Jornal Diário da Fronteira

Ex- Intendente de Paso de los Libres morre em acidente no Brasil

Uma das vítimas de acidente na tarde da última segunda-feira, foi o Comandante do Estado Maior das Forças Armadas da Argentina, general Carlos Maria Zabala. Ele comandou a unidade militar entre agosto de 1997 e dezembro de 1999. Em 1992, representou o exército argentino em missão de paz da ONU em Sarajevo, atual capital da Bósnia. Vindo de Buenos Aires, acompanhado de familiares, Zabala dirigia um veículo Mégane em direção à praia de Torres, onde pretendia passar férias. Em Arroio do Sal, o carro chocou-se de frente com uma Van. Também morreram no local o ex- intendente de Paso de los Libres José Antonio Di Tomaso, 69 anos, passageiro do Mégane, e o brasileiro Domingos da Costa Marcos, 33 anos, condutor da Van. Zabala morreu à noite, no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. A mulher dele, Suzana Di Tomaso Zabala, 63 anos, e Ana Mabel Amarilla, 33 anos, estão gravemente feridas e hospitalizadas no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Di Tomaso era filho do ex-vice-governador da província de Corrientes, Salvador Di Tomaso, que ocupou esse cargo na década de 60. No ano passado, a família havia sofrido outra desgraça, quando um primo do ex-intendente foi assaltado e assassinado em Paso de los Libres.

Incêndio no interior do municípios se tornaram freqüentes

O sargento Alves, da Corporação de Bombeiros de Uruguaiana, manifestou ontem sua preocupação quanto à freqüente ocorrência de incêndios nos campos do município. Segundo o sargento, nesta primeira quinzena de 2008, cerca de 20 ocorrências foram atendidas e na maioria delas, houve perda parcial do território. O incêndio em campos, de acordo com o sargento, torna-se mais difícil de ser controlado em função da distância, uma vez que para chegar até o local do incidente, os bombeiros perdem bom tempo. Outra dificuldade é o fato de o fogo se espalhar com facilidade. entre os pastos e neste caso, a seca também ajuda a piorar a situação. "Os campos estão muito seco, e os riscos de incêndio são maiores. A qualquer momento podemos ser acionados. Neste período do ano é sempre importante que estejamos com nosso equipamento de reserva pronto, pois além dos casos no interior do município, dentro da cidade, as ocorrências também aumentam", destaca Alves.

Dentro da cidade, a maioria das ocorrências também acontece em função do calor. Curto-circuito em rede elétrica e explosão de botijão de gás .foram as maiores causas de incêndios em 2007. O sargento orienta às pessoas a revisarem a rede elétrica ao de suas residências ao perceberem qualquer problema e tomarem maior cuidado em relação ao uso de gás.

15 de janeiro de 2008

Jornal Cidade

Operação conjunta entre órgãos de segurança fazem " pente fino" na madrugada

Na madrugada de sábado para domingo, uma Operação Conjunta entre órgãos Federais, Estaduais e Municipais efetuaram várias visitas em bares, bailes e locais de concentração de pessoas com a finalidade de fiscalizar venda de bebidas alcoólicas à menores, perturbação do sossego, condutores embriagados, entre outras.

Palticiparam da operação quatro policiais rodoviários federais, dezesseis PMs, quatro fiscais do Meio Ambiente, um fiscal da Industria e Comércio, cinco fiscais de trânsito do município, dois conselheiros tutelares e dois bombeiros, totalizando trinta e quatro agentes, sendo utilizado um bafômetro, um decibelimetro e quatorze viaturas.

A Prefeitura Municipal notificou 02 estabelecimentos e fechou um bar por falta de alvará, os Bombeiros notificaram um bar por falta de alvará de incêndio, o Conselho Tutelar encaminhou cinco menores por ingerirem bebidas alcoólicas e freqüentar locais onde são proibidos por lei, condutores foram submetidos ao teste de bafômetro, sendo um detido por dirigir embriagado. No total foram apreendidos quinze veículos por infrações diversas e outros dezoito foram autuados por infração de trânsito.

Operações como estas, serão repetidas em dias e locais a serem escolhidos pelos órgãos participantes, tendo como principal objetivo, o combate ao consumo de álcool.

15 de Novembro campeã de acidentes

Levantamento estatÍstico feito pela Brigada Militar aponta a Rua 15 de Novembro como a campeã de acidentes de trânsito registrados no último mês de dezembro em Uruguaiana, com a marca de 9 acidentes.

No total, Uruguaiana registrou 93 acidentes de trânsito envolvendo 61 motocicletas, 98 carros, 9 caminhões, 2 ônibus e 2 carroças. 56 desses acidentes resultaram em lesões corporais, e 37 resultaram apenas em danos materiais. A grande maioria dos acidentes foram protagonizados por homens, e apenas 16 por mulheres, contrariando mais uma vez o dito popular "mulher no volante, perigo constante"

As ruas da região central da cidade são as que mais registram esse tipo de ocorrência, ficando em segundo Iugar a Rua Domingos de Almeida com 8 acidentes, seguida pela Rua Duque de Caxias e pela Av. Presidente Vargas, com 7 e 5 ocorrências, respectivamente.

A Brigada Militar ressalta que, apesar dos inúmeros redutores de velocidade existentes na cidade, os motoristas Uruguaianenses abusam da velocidade e são imprudentes, o que contribui decisivamente para tão elevada estatística que ao final, é determinante para as inúmeras ações do 1º BPAF, com a montagem de Barreiras de controle.

11 de janeiro de 2008

Jornal Cidade

Alta temperatura mobiliza bombeiros no município

A alta temperatura em Uruguaiana tem registrado intensa movimentação da Corporação de Bombeiros. Na manhã de ontem, por volta das 7h, foi atendida uma ocorrência de incêndio em uma residência no bairro Nova Esperança. Segundo os bombeiros, houve perda parcial. Minutos depois, às 7h35min, aconteceu uma nova chamada. A guarnição se deslocou para a rua General Hipólito. Outro incêndio em residência foi controlado, mas mesmo assim, houve danos materiais. O sargento informou que a corporação também vem atendendo casos de fogo nos campos.

Trio ataca jovem no bairro Santo Inácio

Foi necessária a presença de uma ambulância da secretaria de Saúde do município para transportar até a Santa Casa de Caridade, um jovem, vítima de lesões corporais. O jovem transitava pelo bairro Santo Inácio, por volta das 17h, quando surgiram à sua frente três desconhecidos. Dois imobilizaram a vítima, que foi segurada pelos braços, enquanto o terceiro a agrediu com violência. O jovem ficou caído e populares providenciaram no socorro. Ele ficou em observação no hospital. A polícia está investigando o caso e já tem pistas dos agressores.

Descarga elétrica mata jovem no interior

Um jovem morreu vítima de uma violenta descarga elétrica. De acordo com a delegada Betina Martins Caumo, da DPPA - Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, a morte de Aldo Benini Brum da Silva, de 17 anos, ocorreu numa granja no interior do município. No levantamento feito pela Polícia Civil, consta que a vítima estava realizando uma limpeza e para isso utilizava um equipamento conhecido como “lava a jato”. “Tudo indica que tenha sofrido o choque elétrico no momento em que tentava puxar o fio de extensão, pisando no chão molhado”, explicou a delegada. O jovem morreu no local.

09 de janeiro de 2008

Jornal Cidade

Antonio Rafael, filho do Vereador Rogério de Morais, é assassinado em Florianópolis

Antônio Rafael Cacapietra de Moraes, 23 anos, foi morto às 6h da manhã do último Domingo, ao lado de uma quadra de esportes do Bairro Estreito em Florianópolis, com um golpe de faca. De acordo com a polícia de Florianópolis, Rafael foi morto por dois assaltantes, sustentando a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), já que ao lado do corpo foram achadas uma mochila e uma carteira vazias. O pai de Rafael, o Vereador Rogério de Moraes, recebeu a noticia do falecimento do filho no inicio da tarde de ontem. O corpo está sendo transladado de Florianópolis, e deverá chegar a Uruguaiana no final da tarde de hoje. O velório será realizado nas Capelas Velatórias da Angelus, e o sepultamento deverá acontecer no Cemitério Senhora Sant' Ana, na manhã desta quarta-feira.

Polícia Federal receberá 50 agentes

A Polícia Federal (PF) reforçará as regiões de fronteiras em todo o país para combater o crime organizado, sobretudo o tráfico de drogas e de armas. No Sul, o aumento do efetivo será principalmente em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e Foz do Iguaçu, no Paraná, com um aumento de 6,92% no número de policiais. O superintendente da PF no RS, delegado Ildo Gasparetto, calcula que o reforço em Uruguaiana será de 50 agentes, delegados, escrivães e peritos, dos quais 37 fazem parte da turma recé-formada, cuja nomeação foi publicada em dezembro no Diário Oficial da União. Os demais, será por remanejamento. Em todo o país, a PF pretende colocar cerca de mil policiais federais nas regiões de fronteira.

Setecentos agentes foram deslocados ainda em dezembro e os outros 300 serão até fevereiro. A Amazônia receberá efetivo quase 25% maior.

O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Luiz Fernando Corrêa, disse que as áreas de preservação ambiental terão atenção especial.

Já na Região Centro-Oeste, que tem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com áreas marcadas pelo narcotráfico, o número de agentes crescerá 8,32%. A PF planeja para o início de 2009 contratar mais 2 mil policiais federais e 3 mil servidores administrativos.

Em 2007, a corporação realizou 188 operações, das quais 40 foram de combate à corrupção. Houve a prisão de 2.876 pessoas, sendo 316 servidores públicos envolvidos. No RS, foram 26 operações e 465 prisões, além da apreensão de 173,7 toneladas de maconha, 15,8 toneladas de cocaína, 566 kg de crack, e 210 mi I comprimidos de ecstasy. Os agentes recolheram ainda 12,6 mil armas.

08 de janeiro de 2008

Jornal Cidade

Aumentam os roubos de cargas

Os transportadores brasileiros estão preocupados com o crescente número de assaltos a cargas e caminhões no trajeto de saída do país pela Ponte Internacional, que liga a cidade de Uruguaiana a Paso de los Libres. No espaço de estacionamento, em frente ao Complexo Terminal de Cargas (Cotecar) da vizinha cidade argentina, uma carga de barras de ferro, com destino a Buenos Aires, avaliada em 71 mil e 200 dólares, o equivalente a R$ 128 mil, desapareceu da noite para o dia. O motorista Fábio da Silva não sabe explicar como, em tão curto espaço de tempo, os ladrões conseguiram fazer o transbordo da mercadoria.

O caminhão integrava a frota da Cooperativa de Cargas e Condutores Autônomos de Uruguaiana, contratada para o serviço pela empresa América Truks Corporation Srl.

Em outra cidade argentina, Governador Virasoro, a 200 quilômetros de Uruguaiana, um caminhão Scania, também originário da fronteira brasileira, foi interceptado por uma caminhonete. Dela saltaram quatro homens armados, que levaram o veículo conduzido por Adilson Stupn e a carga transportada 200 fornos de microondas. No final de semana, o caminhão foi localizado na rodovia federal 120, da Argentina, sem os aparelhos.

Mulher é encontrada amarrada em bosque

A partir de uma denúncia recebida no dia 4/1, uma guarnição da Brigada Militar deslocou-se até a BR290, Km 718, onde havia uma mulher amarrada à uma árvore.

O fato ocorreu em um bosque de eucaliptos localizado próximo a empresa Dipesul, onde A.L.A.D. foi encontrada desacordada e com os pulsos amarrados entre dois eucaliptos, tendo um fio telefônico em volta de seu pescoço, e foi socorrida pela polícia que chamou uma ambulância para conduzi-la ao Pronto Socorro do Hospital Santa Casa de Caridade onde recebeu cuidados médicos.

O crime está sendo investigado pela Polícia Civil.