31 de julho de 2009
Jornal Cidade

Vereador envolvido em acidente diz que soldado tinha sinais de embriaguez

O vereador Rafael Alves envolvido em um acidente, no domingo (26), relatou que o veículo Santana conduzido pelo soldado Araujo do 1º BPAF, surgiu de repente em alta velocidade e que o condutor apresentava sinais de embriaguez. A colisão ocorreu no cruzamento das Ruas XV de Novembro e General Hipólito, por volta das 17h.

De acordo com o vereador, que vinha acompanhado de sua namorada, ao tentar efetuar o cruzamento, avistou uma Kombi próxima a um redutor de velocidade e um veículo que vinha atrás desta. Diante da situação calculou que teria tempo de fazer o cruzamento quando de repente surgiu o Santana em alta velocidade vindo a colidir com seu.


Tachões da rua XV de Novembro

Rua XV de Novembro esquina Gal. Hipolito

Os primeiros a chegarem no local

Alves comenta que ao sair do veículo foi abordado pelo outro condutor e que o mesmo lhe dizia palavras indelicadas, momento em que percebeu que o soldado apresentava sinais de embriagues, devido ao forte hálito de álcool.

Rafael então solicitou que fosse feito o teste do bafômetro, mas segundo ele, Araújo teria se recusado a fazê-lo, alegando que havia bebido ao meio dia. Procurado, o comandante 1º BPAF, tenente coronel Sperb informou que diante das declarações do vereador ordenou que fosse instaurada uma sindicância para apurar o fato em 20 dias. Sperb antecipou que a preferencial neste caso era de quem trafegava pela Rua XV de Novembro, mas que existe a questão da velocidade, que daquela via é de 60km/h.

Além disso, enfatizou que em âmbito judicial o entendimento é do Juiz, e as devidas providências de responsabilidade da BM já está sendo tomadas. “Já mandei instaurar uma sindicância para apurar em especial a declaração do vereador envolvido acerca das condições do soldado no momento do acidente.

Todas as partes serão ouvidas e a conclusão deve sair em 20 dias”, concluiu.

Mais dois criminosos presos pela Defrec e 1ª DP

O primeiro a ser preso foi Julio Cezar Brandão, vulgo “Julinho”, em cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva. O indivíduo é acusado de participar de um assalto, na Rua Pinheiro Machado, há cerca de 10 dias. Julhinho foi preso por volta das 12h, na Rua General Câmara, próximo ao supermercado Baklizi, onde trabalhava como flanelinha.

A segunda prisão foi do indivíduo conhecido por “Brunzinho”. Ele foi preso na quarta-feira (29), em sua residência durante operação conjunta da Defrec e 1ª Delegacia de Polícia.

A operação contou com a participação do delegado Jader Duarte e mais dois agentes. Brunzinho é acusado da participação no assalto ao Posto “Manus” localizado próximo ao supermercado Big, de onde foi levado um malote no dia 1º de junho.

MP realiza Controle Externo no 1º BPAF

Os promotores de Justiça, Diego Corrêa de Barros e Danieli de Cassia Coelho visitaram, nesta terça-feira (28), as dependências do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF). Os Promotores foram recepcionados pelo comandante do 1º BPAF, tenente coronel Paulo Sperb, subcomandante, major Damião Ribas e demais oficiais e praças. A visita teve por objetivo a realização do Controle Externo do batalhão. Na oportunidade, o promotor Diego elogiou o trabalho que o 1º BPAF vem prestando aos uruguaianenses. Finalizando, os promotores visitaram as instalações do aquartelamento.

Traficante é denunciado e tenta agredir policiais militares

A denúncia foi feita através de um telefonema na noite de terça-feira (28), por volta das 22h30min, ao 1º BPAF.

Segundo a denúncia na Promorar I, dois homens estavam vendendo droga.

Os policiais deslocaramse até o local e flagraram a dupla comercializando a droga, na esquina da quadra 9. Ambos fugiram, porém um deles ao ser preso, vindo a reagir e ainda tentou agredir os policiais militares. Antonio Fernando Martins Borges, 22 anos, vulgo “Iemanjá” e seu comparsa “Mutuca” fugiram ao verem os policiais. Iemanjá jogou fora um saquinho com droga e saiu correndo pelos fundos da casa.

Na seqüência, ao tentar pular o muro, foi preso. Notando que estava encurralado, ele reagiu a prisão e partiu para cima dos PMs que o contiveram com algemas. Já o Mutuca conseguiu escalar o muro e fugir, mas está sendo procurado pela Polícia. Iemanjá foi encaminhado por policiais da DPPA à Penitenciária Modulada.

Mais dois vão parar na cadeia

Na tarde da última terça-feira (28), por volta das 14h, na Vila Promorar II, policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), com apoio da
Seção de Inteligência, capturaram o indivíduo E.U.F.H., 36 anos.

Segundo informações dos policiais, havia contra o mesmo um Mandado de Prisão expedido pela Justiça Federal.

Já às 16h do mesmo dia, na Rua Estilac Leal, os policiais militares capturaram N.J.R.A., 39 anos.

A Vara de Execuções Criminais já havia expedido Mandado de Prisão para o indivíduo. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia, e, logo após, a Penitenciária Modulada.

PC faz mais uma apreensão de calçados

Tênis falsificados são apreendidos pela quinta vez na mesma loja

A mesma loja, localizada na Rua João Manuel, teve mais 157 pares de tênis apreendidos na semana passada, por volta das 15h. De acordo com a Polícia a operação se deu em razão de notícia crime feita pelo representante da marca Converse/All Star no Brasil. Diante disso, a 1ª Delegacia, que já havia estado outras quatro vezes no estabelecimento, apreendeu mercadorias no valor equivalente a R$ 200 mil.

1º BPAF captura indivíduo

Na Quarta-Feira (29), às 17h, no bairro São Miguel, policiais do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira com o apoio da seção de inteligência capturaram o individuo A.J., 27 anos. Contra o mesmo havia um Mandado de Prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais.

A.J. estava condenado há 11 anos em regime fechado. Após, o individuo foi encaminhado à Delegacia de Policia, e depois do registro conduzido à Penitenciária Modulada.

28 de julho de 2009
Jornal Cidade

Brigada captura foragido da Penitenciária de Viamão

Há cerca de duas semanas, a Seção de Inteligência do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) teve conhecimento que o Márcio Cristiano Borges Machado, 31 anos, vulgo “Márcio Capincho”, era foragido da Justiça. O indivíduo, desde 25 de abril deste ano, estava foragido do Instituto Penal de Viamão e encontrava-se em Uruguaiana.

No sábado (25), por volta das 10h30min, os agentes da Seção de Inteligência localizaram “Márcio Capincho”, no bairro Profilurb. Os dados do local foram repassados a uma guarnição do Policiamento Ostensivo que se dirigiu ao endereço para efetuar a prisão.

Após o registro do fato na Delegacia de Polícia, o indivíduo foi levado para a Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

 

Vereador cruzou a Rua 15 de Novembro, cortando a frente do veículo Santana, conduzido por um Policial Militar

O acidente ocorrido na tarde do último domingo (26), no cruzamento das ruas XV de Novembro e General Hipólito, envolveu o vereador Rafael Alves e o brigadiano Ricardo Alecir Soares Araújo.

De acordo com informações das testemunhas que presenciaram o fato, Rafael Alves estaria trafegando pela Rua General Hipólito, sentido bairro/centro, e avançou a preferencial por onde trafegava o veículo conduzido por Ricardo.

Com isso, o Renault/Clio de Rafael teve avarias na lateral esquerda, enquanto, o Santana do brigadiano teve danos materiais na parte dianteira. Os dois motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro, mas não acusou ingestão de consumo alcoólico. O vereador e a passageira do Santana sofreram alguns ferimentos. Procurado pela reportagem do Jornal CIDADE, o Vereador não quis comentar o acidente.

“Pato” é preso em flagrante por tráfico de drogas

1º BPAF flagrou o traficante vendendo maconha emfrente à residência. O flagrante aconteceu no sábado (25), por volta das 23h25min, quando Claiton Bastos, vulgo “Pato”, foi surpreendido em frente à residência entregando papelotes a um motociclista, que pagou pela entrega do produto, indicando assim comercialização. Diante do fato, a Polícia abordou Claiton dentro do pátio de sua residência, sendo que o motociclista conseguiu fugir. O traficante tentou escapar, mas antes que entrasse em sua residência foi pego pelos policiais. Após a revista foi encontrado no bolso da calça de “Pato”, uma niqueleira contendo 16 papelotes pequenos, dois grandes de maconha e dinheiro. Em cima de uma mesa na casa foi encontradas uma tesoura, um pote contendo recortes de plásticos para embalar a droga. Já no quarto, ainda foram encontradas munições de fuzil. Pato foi encaminhado à DP, onde foi lavrado o flagrante.

PRF apreende contrabando

Várias mercadorias foram apreendidas ontem (27), na BR 472, km 713, durante uma abordagem de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o inspetor Torres, a PRF abordou o automóvel Scort, cor preta, placa IAS 7694, ocasião em que foi encontrado em seu interior grande quantidade de produtos contrabandeados do Paraguai. Segundo Torres, meias, luvas, lanternas, alto falantes para automóvel e bonecas estavam entre as mercadorias apreendidas. Depois de lavrado o flagrante, as mercadorias foram encaminhadas à Receita Federal.

Assaltantes capturados após cometerem furto

O 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) foi informado, na noite da última quinta-feira (23), que indivíduos estavam furtando produtos de um caminhão, nas proximidades do Porto Seco. Segundo informações repassadas através do número de telefone 190, os assaltantes teriam fugido em direção ao bairro Bethania. Diante disso e de posse das informações com as características dos autores, policiais militares do 1º BPAF saíram em buscas aos indivíduos que foram localizados no bairro Bethania. Na ocasião, os policiais os abordaram e os identificaram como R.R.B., 20 anos, e mais dois adolescentes. Eles portavam um pé de cabra utilizado para arrombar o caminhão e os produtos furtados. Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia.

24 de julho de 2009
Jornal Cidade

PRF apreende crack na BR 472

Equipe da PRF apreende mais de 1 kg de crack na rodovia que liga Uruguaiana e Itaqui

Na última quarta-feira (22), na BR 472, próximo ao trevo de acesso a Itaqui, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.207 kg de crack. Segundo informações da PRF, os policiais rodoviários federais desconfiaram do veículo Fiat Pálio, cor azul, placa de Uruguaiana, que transitava com sentido a Uruguaiana com três ocupantes, sendo uma mulher e dois homens, e tentaram abordá-lo. Com isso, os passageiros perceberam a movimentação dos policiais e, rapidamente, jogaram uma sacola no acostamento da rodovia.

Após a abordagem, um dos policiais foi até o local onde estava à sacola jogada pelos traficantes para buscá-la, ocasião em que constatou que se tratava de mais de 1 kg de crack. De acordo com informações da Polícia Civil de Uruguaiana, os ocupantes do veículo Everton Rodrigo de Almeida Chaves e Andressa da Silva Noronha vinham de Porto Alegre. Já Paulo Roberto Franco Pinto, vulgo “Bozo”, é conhecido em Uruguaiana por tráfico de drogas, sendo que em 2007 foi preso. Ainda, segundo a Polícia, provavelmente, Andressa deve ter desembarcado em Itaqui e vinha para Uruguaiana mudando a prática de completar o trajeto de ônibus até o município, em razão de outra apreensão de drogas realizada há um mês nestas condições. Para tentar despistar a PRF o esquema teria mudado e ela desembarcaria antes e seria trazida de carro ao destino.

1º BPAF prende indivíduo por tráfico

Durante patrulhamento no bairro São João, na noite da última quarta-feira (22), por volta das 23h30min, os policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) abordaram o indivíduo D.A.R., 29 anos. Logo após, revistaram o sujeito e com ele encontraram 12 trouxinhas de maconha e quatro cachimbos artesanais. Também acharam com D.A.R. uma chave mixa e uma faca. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Agentes da PC concluem curso

Depois do curso, em Alegrete, sobre “Uso Legal e Progressivo da Força e da Arma de Fogo” Agente enfatiza importância deste treinamento para Polícia.

Uma das agentes que participou do curso de teoria e prática sobre o uso legal e progressivo da força e arma de fogo, explica que como a prática, a ação com o instrumento da Polícia, no caso a arma, não é praticada diariamente, o curso serve para dar maior segurança aos policiais.

A Agente salienta que gostaria que cursos como este fossem ministrados mais seguidamente para um maior número de policiais. Deste curso, participaram do curso 26 pessoas, sendo 23 Policiais Civis e três Policiais Militares.

Corpo de menino de Itaqui é encontrado em Uruguaiana

No último domingo (19), por volta das 17h, foi encontrado o corpo de um dos meninos desaparecidos em Itaqui, no último dia 12. Kevin Brayan Azambuja, cinco anos, foi localizado no Rio Uruguai, em Uruguaiana, a cerca de 80 quilômetros de onde teria desaparecido. Os bombeiros ainda procuram por Ariel dos Santos Morozoli, 13 anos, que estava junto com Kevin.

O corpo da criança foi encontrado pela polícia argentina. Os bombeiros acreditam que a forte correnteza do Rio Uruguai levou o cadáver de Itaqui até Uruguaiana. As buscas, iniciadas no dia 12, reiniciaram na última segunda-feira (20).

Além de Itaqui, os bombeiros ampliaram a procura em Uruguaiana, onde existe a expectativa de encontrar Ariel.

Os meninos desapareceram após utilizarem uma chalana (embarcação rústica feita de madeira) próximo de onde moravam em Itaqui, na localidade de Ilha da Chaparra, para buscar lenha. Por volta das 17h30min de 12 de julho, a balsa teria virado. Ariel e Kevin sumiram em meio às águas. Outro adolescente, Patrick Machado Larré, 13 anos, estava junto e conseguiu se salvar.

Plantão

Arrombamento I

A residência da vítima, localizada na Vila Promorar II, próximo ao CIEP, foi arrombada na terça-feira (21), por volta das 11h. Foram levadas roupas e sapatos. Segundo o vizinho da vítima o arrombamento, bem com o furto de objetos pessoais e roupas foi praticado por um indivíduo desconhecido que andava de bicicleta, o qual tem possibilidade de reconhecer.

Arrombamento II

Também na terça-feira (21), uma lancheria, localizada na Rua Benjamim Constant, foi arrombada e do interior foram levados um aparelho de som, 15 garrafas de cerveja, 10 garrafas de refrigerante de dois litros e duas panelas.

Arrombamento III

A vítima teve sua a casa, localizada próxima a escola Elisa Valls, arrombada depois de ter saído por volta das 8h da manhã, de terça-feira (21). Aparelho de DVD, um Microsistem, duas máquinas fotográficas digitais e vários outros itens, bem como roupas e calçados, além de uma furadeira e uma impressora foram levados.

21 de julho de 2009
Jornal Cidade

Policiais militares estouram ponto de drogas

No último sábado (18), por volta das 18h20min, após receberem uma denúncia de tráfico de drogas, através do número 190, policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) se deslocaram até a Rua José Garibaldi, próximo ao Estádio do Ferro Carril, no “Bar da Deja”, de propriedade de D. M. P., 35 anos. Chegando ao local, o indivíduo de nome J. M. M. S., 34 anos, correu para dentro do bar, porém foi abordado pelos policiais militares.

Segundo informações do 1º BPAF, foi encontrado em poder do referido indivíduo uma pequena quantia de cocaína. Foi feito buscas no interior do bar e foi encontrado em baixo de um sofá duas caixas de fósforo contendo 16 papelotes de cocaína e mais uma trouxinha.

Também foi localizado 12 aparelhos celulares de marcas variadas, uma faca e a quantia de R$ 83,85. Os indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados à Delegacia de Polícia.

Foragidos capturados pelo 1º BPAF

Os indivíduos Alexsandro Gauna Pouey, 20 anos, e Cleo Mota Moreira, 26 anos, foram localizados, na tarde da última sexta-feira (17), por policiais militares da Seção de Inteligência do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF). Segundo informações do 1º BPAF, os dois eram procurados pela justiça. Ainda, de acordo com os policiais militares, Alexsandrofoi encontrado em sua residência, localizada no bairro Cabo Luiz Quevedo, próximo a “Sanga do Luiz Pinto”. Já Cleo encontravase no bairro Cristal.

Em ambos os casos, as informações foram repassadas ao policiamento ostensivo, que rapidamente efetuou as prisões. Os dois indivíduos foram apresentados na Delegacia de Polícia. Posteriormente, Alexsandro foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Uruguaiana e Cleo ao Albergue Estadual.

Polícia Rodoviária apreende fermento paraguaio

Na última sexta-feira (17), a operação conjunta entre a Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de mercadorias oriundas do Paraguai.

De acordo com a 13ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, policiais rodoviários abordaram o veículo marca Renault/Kangoo, placa IJO-8083 dirigido por L.L, 25 anos.

Durante revista foram encontrados 172 pacotes (500g cada) de fermento biológico de origem paraguaia, sem documentação fiscal.

A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Delegacia da Receita Federal.

Condutor bate na traseira de veículo e foge

As investigações do caso que mobilizou a Polícia há dois meses podem estar muito próximas de serem finalizadas. O caso envolvendo o médico oftalmologista, César Reichembach, acusado de ter extraído indevidamente as córneas de uma paciente que foi a óbito na Santa Casa de Caridade, ignorando os procedimentos legais exigidos por lei, corre em segredo de Justiça. Tal providência foi tomada pela titular da 2ª delegacia e DPCA, delegada Ana Pipi, para preservar as investigações e as partes envolvidas, visto a especulação e à proporção que tomou o fato.

As córneas seriam transplantadas em uma paciente de Quarai, o que acabou não acontecendo em razão da denúncia feita pelo próprio Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, o qual alega não ter conhecimento que tal procedimento iria acontecer.

A última informação sobre o andamento do Inquérito Policial, que está apurando os fatos, obtida pela reportagem do Jornal CIDADE, na última quarta-feira (15), é que conforme a delegada Ana Pippi, o relatório do inquérito está prestes a ser concluído. “Está faltando apenas algumas provas a serem apresentadas”, explicou Ana.

Condutor bate na traseira de veículo e foge

Motorista aguardava o sinal abrir quando foi batido na traseira por outro veículo. O acidente aconteceu às 24h de domingo (19) na Rua Domingos de Almeida, esquina com Av. Presidente Vargas, próximo ao Merca- do Público. A vítima esperava que o sinal ficasse verde para efetuar o cruzamento com seu veículo Santana placa IAS 1515, quando sentiu a colisão. O condutor diz tratar- se de um veículo prata, com números 8844.

Quadrilha tenta roubar caixa eletrônico

A tentativa aconteceu na última sexta-feira (17), quando uma quadrilha tentou roubar um caixa eletrônico de um posto de gasolina, localizado no trevo de encontro das ruas Duque de Caxias e Setembrino de Carvalho. De acordo com informações contidas na ocorrência policial, dois homens fortemente armados, com o que representava serem espingardas cano cerradas, chegaram ao local tripulando motocicletas, dando a impressão de que iriam abastecer o veículo.

Na seqüência eles surpreenderam e imobilizaram dois frentistas que tiveram as mãos e os pés amarrados.

Em seguida chegou uma camioneta argentina, de cor branca que por estar muito embarrada, possibilitou as vítimas de visualizarem o final da placa que trazia o número 190. Os ladrões amarraram as extremidades de um cabo de aço na máquina e no veículo e tentaram por diversas vezes arrancar a máquina acelerando o veículo.

A quadrilha não conseguiu concluir o planejado e resolveu abandonar o local. Após a comunicação do fato, a polícia movimentou várias equipes, mas não divulgou se a camionete cruzou a Ponte Internacional. A polícia solicita à população que se souber do paradeiro dos bandidos ou da camioneta argentina, ligue para os órgãos de segurança que seu nome será mantido no anonimato.

Estudantes atacados voltando da escola

O assalto ocorreu na Rua Emilio Tauceda, onde as vítimas foram surpreendidas pelo marginal. Os três estudantes foram atacados por um ladrão armado quando retornavam da escola na sexta-feira (17), por volta das 22h300min. Eles foram ameaçados de morte e obrigados a entregarem aos ladrões um aparelho celular, um boné e um blusão de lã que um dos jovens estava usando. Após, assaltar os estudantes o indivíduo seguiu tranquilamente para rumo ignorado.

Adolescente rouba celular

A vítima teve o celular roubado por um indivíduo que parecia ser um adolescente enquanto transitava pela via. O roubo aconteceu na Rua Sete de Setembro, nas proximidades do Hotel Paineiras, às 18h de sextafeira (17). Segundo declarações da própria vítima, a mesma estava caminhando em via pública com seu celular na mão, quando, repentinamente surgiu um indivíduo que lhe pareceu ser menor e deu um tapa em sua mão, fazendo com que o celular caísse mo chão pegando-o em seguida e saindo em disparada.

Ladrões levam até as calças da vítima

Somente o celular não foi suficiente para dupla de ladrões que acabou levando até as calças da vítima. O assalto ocorreu nas imediações da escola CNEC, na sexta-feira (17), por voltas das 23h. A vítima transitava pela Rua Senador Salgado Filho, quando foi abordado por dois indivíduos, sendo que um estava armado com um revólver e um com uma faca. Sob ameaças, a vítima foi obrigada a entregar o celular e também a calça. De posse do celular e das calças da vítima os ladrões fugiram em direção ao bairro Cabo Luiz Quevedo.

Mulher é assaltada e tem dinheiro e carnê roubados

Além do dinheiro, a quantia de R$ 48, um carnê que provavelmente iria ser pago pela vítima foi levado em assalto. A vítima se deslocava pela Rua 13 de Maio, por volta das 11h15min de sexta-feira (17), quando foi abordada por dois indivíduos, sendo que um deles estava armado e anunciou o assalto. Levaram o dinheiro da vítima, bem como um carnê de uma loja.

18 de julho de 2009
Jornal Cidade

1º BPAF realiza outra operação

Na noite da última quarta-feira (15), policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), em cumprimento de determinação do comando do 1º BPAF, intensificaram o policiamento ostensivo em diversas áreas da cidade. Segundo informações do Batalhão, foram realizadas diversas barreiras, ocasião em que foram realizadas abordagens, de pessoas e de veículo.

A principal finalidade das operações foi desenvolver ações de repressão a delitos, em especial, roubos, tráfico de drogas, além de porte ilegal de armas, captura de foragidos da justiça e embriagues no volante. As operações contaram com 12 Policiais Militares e quatro viaturas. Durante a noite, foram realizadas 163 abordagens de pessoas, 106 abordagens de veículos, uma autuação por infração de trânsito, sendo que o veículo autuado foi recolhido ao depósito.

De acordo com o capitão Bastos, o objetivo do comando do 1º BPAF é fazer com que essas ações sejam rotineiras, principalmente em dias e lugares de maior probabilidade de incidência onde possam ocorrer delitos, que tais ações têm mostrado resultados positivos vindo a ocorrer uma redução no número de atendimentos de ocorrências após a realização destas operações.

Comando do 1ª BPAF prioriza prevenção contra crimes e acidentes

A prova da prevenção contra crimes e acidente, é a redução nos números de acidentes e o aumento das prisões efetuadas pelo 1º Batalhão Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), no último semestre, fruto das constantes operações envolvendo grande parte do contingente.

O comandante do 1º BPAF, tenente coronel Sperb enfatizou a importância da prevenção através das operações realizadas. “Estas operações visam prevenir acidentes, roubos, furtos e até mesmo os assaltos que possam estar em vias de serem executados”, elucidou. O capitão Leandro Bastos explicou que a Polícia procura realizar estas operações em vários bairros da cidade, ficando na verdade pouco tempo em cada local, mas cobrindo um maior número de pontos, conseguindo desta forma, inibir a ação dos criminosos que certamente não agem com a presença da força policial. Além disso, no decorrer das operações muito pode ser apurado, em especial nas revistas, tanto aos condutores, quanto no próprio veículo.

Dentro deste mesmo contexto, veículos roubados podem ser recuperados e foragidos capturados bem como orientação são dadas aos condutores. Neste sentido o 1º BPAF também vem atuando em parceria com os Centros de Formação de Condutores e outras entidades, ministrando palestras de orientação aos novos condutores, aqueles que estão tirando a primeira habilitação ou mesmo os que as estão renovando. A intenção é aliar orientação e operações para diminuir ainda mais o número de acidentes.

Agentes da PC participam de curso

O curso “Uso Legal e Progressivo da Força e da Arma de Fogo” esta sendo realizado em Alegrete, e Uruguaiana participa com 11 agentes. De acordo com informações do delegado Marcelo Chiara, titular da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) o curso iniciou na segundafeira (13) e termina hoje (17). Ainda segundo o delegado participam do curso, dois agentes da Defrec, cinco da 1ª Delegacia, dois da 2ª Delegacia, um da DPCA e um do CIOSP.

Investigação poderá ser concluída em breve

As investigações do caso que mobilizou a Polícia há dois meses podem estar muito próximas de serem finalizadas. O caso envolvendo o médico oftalmologista, César Reichembach, acusado de ter extraído indevidamente as córneas de uma paciente que foi a óbito na Santa Casa de Caridade, ignorando os procedimentos legais exigidos por lei, corre em segredo de Justiça. Tal providência foi tomada pela titular da 2ª delegacia e DPCA, delegada Ana Pipi, para preservar as investigações e as partes envolvidas, visto a especulação e à proporção que tomou o fato.

As córneas seriam transplantadas em uma paciente de Quarai, o que acabou não acontecendo em razão da denúncia feita pelo próprio Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, o qual alega não ter conhecimento que tal procedimento iria acontecer.

A última informação sobre o andamento do Inquérito Policial, que está apurando os fatos, obtida pela reportagem do Jornal CIDADE, na última quarta-feira (15), é que conforme a delegada Ana Pippi, o relatório do inquérito está prestes a ser concluído. “Está faltando apenas algumas provas a serem apresentadas”, explicou Ana.

PRF divulga índices do primeiro semestre de 2009

No final do mês de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou levantamento sobre as ocorrências e atuações realizadas nestes primeiros seis meses do ano, além de um comparativo com o mesmo período de 2008. De acordo com o chefe da 13ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, em Uruguaiana, inspetor Nilson Gomes, o aumento no número de acidentes em 2009 se deu em razão do conjunto de diversos fatores que contribuíram para tal. “Neste ano, os fatores que mais contribuíram para a ocorrência de acidentes foram, a ingestão de álcool e a existência de animais na pista”, explicou. Entretanto, Nilson ressalta que com vigência da Lei Seca, maior foi a repressão por parte dos órgãos fiscalizadores com relação aos casos de condutores embriagados. “O que aumentou foram as constatações de embriaguez ao volante, uma vez que foi dada maior ênfase ao delito, após a publicação da Lei Seca”, relatou. Além disso, o inspetor comentou que outro fator que possibilitou aos policiais atuarem de maneira eficaz no combate ao então considerado pela referida lei, crime (dirigir alcoolizado), foi a aquisição de uma maior quantidade de Etilômetros (bafômetro), equipamento utilizado para aferição de álcool ingerido pelos motoristas.

Apesar do crescimento da maior parte dos índices de acidentes e contando com menor efetivo, a PRF praticamente dobrou a atividade operacional comparada com o primeiro semestre de 2008. A seguir, veja o quadro comparativo com as ocorrências no primeiro semestre de 2008 e 2009.

16 de julho de 2009
Jornal Hoje

Ladrões usam piercing e capuz

Tem chamado a atenção dos policiais o estilo adotado pelos ladrões para os assaltos praticados nos últimos dias. Um policial militar disse que muitos delinquentes podem estar “inovando” com o objetivo de dificultar a identificação pelas vítimas. “O piercing e o brinco são fáceis de serem retirados após o roubo, assim como também o capuz”, detalhou o policial. Pois nesta semana, no Ciosp da Brigada Militar, as ocorrências envolvendo assaltantes com piercing e capuz aumentaram.

Segunda-feira, à noite, dois homens, armados, sendo que um deles com piercing no queixo, abordaram uma mulher na Cohab 1, e levaram o celular, chave da casa, documentos e certa quantia em dinheiro. Também na segunda-feira, cerca de 23h, no bairro Cabo Luiz Quevedo, estudante foi assaltada por um homem, de capuz. Na madrugada de terça-feira, ladrão, armado, vestindo capuz assaltou rapaz próximo ao Parcão. Na terça-feira, à noite, na rua 13 de Maio, outra mulher foi vítima de assalto. O ladrão usava piercing no lábio inferior. Levou celular, documentos e dinheiro.

Mãe “entrega” o próprio filho

Armado de faca, homem, conhecido como “Betinho”, pratica assalto na rua Feliciano Ribeiro, e foge. Populares informam aos policiais militares a residência do assaltante. No local, os policiais são informadas pela própria mãe que o filho havia fugido pelos fundos da casa.

Delegacia no Porto Seco

Segunda-feira, à tarde estará sendo realizada uma reunião no Sest/Senat para debater tema específico de melhoria no setor de segurança pública de Uruguaiana com ênfase à reativação do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro). O presidente da Federação de Consepros, Jovino Demari, confirmou presença no encontro e falará sobre a atividade e os serviços prestados pela entidades à comunidade. O delegado de Polícia Jader Duarte, da 1ª DP, também vai estar presente. Outro tema de predomínio da reunião é a criação de uma delegacia de polícia na área do porto seco de Uruguaiana. Pelo projeto, os empresários do setor de transportes internacionais construiriam o imóvel e assumiriam as despesas com o pagamento dos estagiário, enquanto o Estado arcaria com os gastos com pessoal e equipamentos.

10 de julho de 2009
Jornal Cidade

Polícia Civil prende “Gasolineiro” em flagrante

A prática da venda de gasolina trazida da Argentina que há anos acontece em Uruguaiana pode estar com os dias contados

Depois de prender em flagrante por Crime contra Ordem Econômica (estoque e venda ilegal de gasolina), Juarez Soares Valau, na terça- feira (7), por volta das 15h, Polícia Civil começa a fazer um levantamento sobre os pontos de venda clandestinos.

A prisão ocorreu na ocasião em que agentes da Polícia Civil efetuando diligências de rotina, ao passarem pela Rua Santos Dumont, próximo a empresa Maxi Carga, onde funciona uma oficina mecânica, avistaram um indivíduo com uma garrafa pet de 2 litros, contendo gasolina, possivelmente trazida da cidade de Paso de los Libres.

Chegando ao estabelecimento flagraram um funcionário do proprietário do estabelecimento, abastecendo uma moto, sendo que a gasolina foi retirada do automóvel Gol, placa IHY 0193. Ao se aproximarem do veículo notaram que o mesmo estava com a tampa aberta e que provavelmente servia de depósito para o combustível. Os policiais também apreenderam mangueiras, garrafas e funil artesanal, utilizados para a manipulação e comércio ilegal do combustível. Valau que já foi preso pela terceira vez em razão do meso delito, confessou a venda ilegal de gasolina trazida da Argentina.

De acordo com o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, Jader Duarte Ribeiro as investigações para a localização de outros pontos de venda ilegal de combustível estão sendo intensificadas.

Ele salientou que o principal incentivo a continuidade desta prática são: o preço e o fato de as pessoas não denunciarem o ilícito, pois acreditam estar sendo beneficiadas com o baixo custo do combustível. Entretanto, Jader enfatiza que a Polícia conta com as denúncias através do 197 e já está fazendo o levantamento de outros
pontos.

Carro pega fogo próximo a aduana brasileira

Depois de abastecer seu veículo, o proprietário do Voyage, placa IGE 4334, levou um susto ao ser surpreendido pelo sinistro que teria iniciado a partir da queima da fiação eletrônica do motor de distribuição, provavelmente ocasionado por um vazamento de combustível do carburador. A Corporação de Bombeiros foi acionada às 21h15min, para com- bater o sinistro ocorrido, na última terça-feira (7), na Aduana Brasileira. Segundo informações o condutor do veículo, após abastecer o automóvel em Paso de los Libres, ao se aproximar do terminal aduaneiro da BR 290 percebeu o princípio de incêndio no motor do automóvel. Ao constatar que uma labareda saia do motor, o condutor saiu à procura de auxílio e foi socorrido pelos vigilantes que trabalham no terminal, que conseguiram controlar o fogo com um extintor. Os bombeiros chegaram cerca de cinco minutos depois de serem acionados. Após alguns procedimentos que visavam prevenir um novo risco de incêndio, o veículo foi liberado para que o proprietário providenciasse o guincho.

PC e BM tiram mais três das ruas

O primeiro a ser preso foi Diogo Machado dos Santos, na última sexta-feira (3), por volta das 9h30min, em sua residência, localizada na Rua Júlio de Castilhos. Ele já havia sido condenado por tráfico de drogas e estava solto. Desta vez Diogo foi preso em flagrante por furtos reiterados.

No mesmo dia por volta das 12h, foi a vez de Sérgio Guedes Bitencourt ser preso pela Brigada Militar em cumprimento a Mandado de Prisão. Já na madrugada da última quarta-feira (8), Aiton Rodrigues também foi preso em cumprimento a Mandado de Prisão expedido pela 2ª Vara Criminal.

Policiais Militares prendem assaltante

Na manhã da última terça-feira (7), por volta das 7h20min, na Rua Agnaldo Tarrago, os policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) receberam comunicado do acontecimento de um roubo próximo a uma madeireira, localizada na re- ferida rua. Ao fazerem contato com M.S.C., os policiais foram que um indivíduo havia roubado sua bolsa e que o mesmo estava armado com uma faca.

A vítima relatou as características do ladrão. Os policiais rapidamente realizaram buscas nas proximidades do local onde aconteceu o assalto e prenderam S.S., 32 anos. Com ele, foi encontrada a bolsa com os pertences da vítima, que continha documentos pessoais, cartões de crédito, além da quantia deR$ 175. O autor do assalto foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia.

Paulo Bigode é preso pela Defrec

Em cumprimento ao Mandado de Prisão por sentença condenatória, foi preso, na última terça-feira (7), Paulo Jorge do Amaral Martins, vulgo Paulo Bigode, condenado há dois anos e quatro meses em regime aberto por furto. Segundo informações da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), após saber que os policiais estavam a sua procura, o indivíduo se apresentou na tarde de terçafeira, na Defrec. Os investigadores relataram que Paulo Bigode foi encaminhado ao
albergue estadual.

Ladrão é preso após assalto

Policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) prenderam, na tarde da última terça-feira (7), L.F.G.V., 33 anos.

O indivíduo foi preso após ter arrombado a porta da sede de um estabelecimento e furtado do interior uma mochila, um moletom e uma garrafa técnica.

Segundo informações do 1º BPAF, testemunhas que presenciaram o fato tentaram conter o rapaz, mas o mesmo conseguiu fugir. As testemunhas descreveram à Brigada Militar as características do assaltante.

Ao efetuarem buscas, os policiais militares abordaram L.F.G.V. que foi reconhecido pelas testemunhas. Diante disso, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi encaminhado a Delegacia de Polícia e, posteriormente, à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Menor é assaltado ao sair de padaria

O elemento teria simulado estar com uma arma e sob ameaça levou a bicicleta do adolescente.

De acordo com o relato do pai do adolescente, este saia da padaria, localizada nas imediações da Rua Telmo Bastos, quando foi abordado por um elemento que, colocando a mão na cintura como se estivesse armado disse: - Desce da bicicleta ou te queimo. Dito isso tomou a bicicleta marca Prince cor vermelha da vítima e fugiu em direção ao Quartel General. Segundo populares o autor do roubo seria o indivíduo conhecido pelas alcunhas “Paulinho” ou “Pezão”.

Indivíduo rouba bicicleta

A vítima andava em sua bicicleta quando foi abordado por um elemento armado com um revólver. O adolescente trafegava pela Rua Emilio Tauceda, próximo ao posto de saúde, às 23h de terça-feira (7), quando foi abordado por um indivíduo moreno estatura mediana usando um moletom preto e portando um revólver. O homem roubou a bicicleta do adolescente.

09 de julho de 2009
Jornal Diário da Fronteira

Acusado de tráfico de drogas é preso na Barra do Quarai

Em operação que envolveu dois delegados e 10 agentes, a Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (8), na área urbana da Barra do Quarai,um homem, cujo nome não foi divulgado, acusado de fazer parte de uma quadrilha de traficantes de droga. A operação iniciou em novembro do ano passado, quando duas pessoas foram presas transportando da Barra do Quarai, para Santana do Livramento, em tomo de 78 quilos de maconha. A polícia desconfiou da existência de uma quadrilha organizada no tráfico de droga sediada no município da Barra do Quaraí. As investigações resultaram na prisão de mais uma pessoa em dezembro de 2008, com 83 quilos de maconha. A droga foi apreendida e o acusado foi presc numa chácara no interior do município da Barra do Quarai. Agora, com base num mandado de prisão solicitada pela PF e expedida pela Justiça Federal, os dois delegados e 10 agentes prenderam o quarto envolvido no tráfico.

09 de julho de 2009
Jornal Hoje

Gripe ronda os presídios

O Albergue Estadual e a Penitenciária Modulada de Uruguaiana estão no aguardo das informações anunciadas pela Susepe que serão repassadas aos presídios de todo o Estado como forma de orientar as visitas dos detentos sobre a gripe A (H1N1). A Modulada está com uma população que ultrapassa os 500 presos e o Albergue com 120 detentos.

A situação é resumida como “preocupante” pelo administrador do Albergue Estadual, Renato Moraes Jardim, em razão da inexistência de um trabalho específico, até agora, para prevenir e controlar o vírus. Porém, aguarda a chegada das orientações da Susepe. Segundo o administrador, 90% dos presos trabalham fora da instituição. Isso coloca em risco o restante da população carcerária e, inclusive, os agentes, no controle da doença.
Diante da manifestação dos sintomas de gripe, o detento é encaminhado à rede municipal de saúde. As visitas também originam preocupação à administração do Albergue. Estão lotados, em média, por cela, seis presos. O administrador disse que um médico contratado de São Borja presta atendimento a cada quinzena aos detentos do Albergue e também aos da Modulada.

Na Penitenciária Modulada, o diretor substituto Alisson garante a realização de um trabalho de orientação, mas disse que as informações mais detalhadas só poderiam ser fornecidas pela própria Susepe.

Orientação às visitas

Na reunião da Promotoria de Justiça e Controle de Execução Penal com a Susepe a fim de traçar uma estratégia para evitar a gripe suína nas casas de detenção do Estado, as ações serão colocadas em prática imediatamente. Além de informações aos presos, serão colocados folhetos explicativos nas salas de visitas. Segundo a promotora Cynthia Jappur, a maior preocupação é com detentos idosos, muitos com doenças que podem favorecer o contágio da doença. A representante da Susepe, Magaly Fernandes, diz que estão sendo feitos contatos para capacitar funcionários do setor de saúde da instituição para prevenção e outras medidas de controle do vírus.

Preso com os pertences da vítima

O 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira foi comunicado terça-feira, pela manhã, de que próximo à Madeireira Tozzo uma mulher havia sido vítima de roubo praticado por um homem moreno, forte. Os policiais militares fizeram buscas na área de atuação do ladrão e prenderam o delinquente, de 32 anos, que ainda estava com os pertences da vitima: uma bolsa preta contendo RG, CPF, cartões de crédito, um óculos de sombra e R$ 175,00. '

Policiais ajudam na prisão de foragidos na região

Agentes do Setor de Inteligência do 1º BPAF foram comunicados por policiais militares de São Borja de que um homem, 31 anos, com mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais teria se refugiado em Uruguaiana. Tão logo a averiguação, as informações foram repassadas aos policiais da vizinha cidade. O fugitivo encontrava-se em Uruguaiana e foi preso. Semana passada, Setor de Inteligência local auxiliou na prisão de um homem que havia fugido do Presidio Estadual de Itaqui.

Patrulheiros auxiliam nas estradas

O inspetor-chefe da 13ª Delegacia da Polícia Rodoviá Federal, Vilson Cunha, disse que em apoio à força-tarefa de combate à gripe A, o motorista é orientado durante a inspeção no veículo na estrada. Todos os demais ocupantes do carro recebem informações.

Assaltante furta celular

A vítima teve o telefone roubado do bolso da calça. O roubo aconteceu na Rua Rodrigu

07 de julho de 2009
Jornal Cidade

Traficante uruguaianense é presa em Libres com R$ 150 mil em maconha

Criança de apenas três anos estava junto com a jovem que transportava quase 90 quilos de maconha

Possivelmente, segundo informações extra-oficiais, teria sido a primeira ou segunda viagem que a “burra”, termo utilizado para quem transporta drogas de um destino a outro, estava contrabandeando a droga. Eliane dos Santos, que aparenta ter 20 anos, estava nas proximidades do posto de combustível YPF, situado em frente à Aduana Integrada de Fronteira, local onde há grande concentração de policiais, quando foi presa.

A mulher de nacionalidade brasileira transportava cerca 90 quilos de cannabis sativa, a popular maconha, no valor aproximado de R$ 150 mil. Mas o pior foi de que a jovem colocou em perigo sua filha, de apenas três anos.

A interceptação aconteceu quando a mulher e a criança tentavam cruzar a ponte internacional, mas ante disso, deram inúmeras voltas antes de passar no posto de controle, e estacionaram o veículo nas proximidades da Aduana.

Desconfiados com a atitude da motorista, o pessoal da Aduana Afip, com apoio do Esquadrão 7, de Paso de los Libres, da Gendarmeria Nacional, revistaram o veículo e encontraram quatro bolsas contendo a droga. Todo o procedimento aconteceu no final da noite de quinta-feira (2), exatamente na cabeceira da Ponte.

O automóvel Chevette, placa IIR 6099, onde estava sendo transportada a droga, tinha como tripulantes apenas uma mulher e uma criança e despertou suspeita nas autoridades argentinas, por dar voltas e voltas acerca do posto integrado e não passar pelo posto de controle. A equipe policial levou a jovem até a Delegacia de Polícia de Paso de los Libres, onde foi detida, e confiscou o veículo depois de angariar várias testemunhas para confirmar o ato policial.

Elaine foi acusada de tentativa de contrabando internacional de drogas e ficará a disposição da justiça daquele país. A criança esperou a avó materna para ser trazida ao Brasil.

Defrec prende estuprador

Em cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais (VEC), na manhã da última sexta-feira (3), policiais da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) prenderam Nelio Jardim Ramos, 45 anos. Nelio foi julgado e condenado há sete anos em regime fechado por estupro. Segundo informações da Defrec, no momento da prisão, o estuprador encontrava-se sozinho em sua residência. O criminoso não resistiu à prisão. Após, foi encaminhado a Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

1º BPAF captura foragido da justiça

Na sexta-feira (3), às 12h, na Vila Nova Esperança, policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) abordaram o indivíduo S.G.B., 31 anos. Na ocasião, os policiais constataram que havia contra o mesmo um Mandado de Prisão. O indivíduo foi preso, encaminhado à Delegacia de Polícia e logo após à Penitenciária Modulada.

Desrespeito a sinalização causa acidente de moto

Mesmo avistando o veículo que trafegava pela preferencial motociclista não parou e acabou causando acidente. A colisão aconteceu no último domingo (5), na Rua 13 de Maio, por volta das 5h30min. A moto Yamaha YBR, placa ILC 3560, trafegava sentido centro/bairro, no momento que atravessava a Rua 13 de Maio preferencial, reduziu a velocidade, ocasião em foi atingido pelo veículo VW Saveiro, placa IGB 7338. O condutor da Saveiro vinha pela Rua 13 de Maio, quando o motociclista ignorando a placa de PARE atravessou a preferencial em alta velocidade

Quadrilha rouba bicicleta

Foram necessários quatro assaltantes, sendo que um deles armado para roubar uma bicicleta. A vítima conduzia sua bicicleta marchas, Azul pela Rua Fernando Ferrari, próximo ao armazém. P.O. foi abordado por quatro indivíduos, um deles armado com uma faca dizendo-lhe para entregar a bicicleta. Após, os indivíduos fugiram em direção ao “Beco da Guampa”.

Assaltante furta celular

A vítima teve o telefone roubado do bolso da calça. O roubo aconteceu na Rua Rodrigues Portugal por voltas das 18h30min, próximo ao hospital Santa Casa, quando um indivíduo passou e colocou a mão do bolso da vítima levando seu celular.

Escola tem cerca furtada

Zelador percebe o furto ao chegar à escola, no domingo (5), quando foi revisar o pátio. Os ladrões não pouparam nem mesmo a cerca da Escola Antônio Moacir Pereira Jaques de onde foram levados 5 metros de tela da cerca dos fundos da instituição de ensino. O zelador desconfia que o furto durante a madrugada.

Mais um foragido da justiça é capturado

Na última quarta-feira (1º), policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira abordaram o indivíduo C.R.O.T, 24 anos, sendo constatado que havia contra o mesmo um mandado de prisão. O rapaz foi preso, encaminhado à Delegacia de Polícia e logo após ao Albergue Estadual.

03 de julho de 2009
Jornal Cidade

Preso assaltante da lotérica

Na última terça-feira (30), policiais da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) prenderam Roberto Josczé, 36 anos, vulgo “Rossê” acusado de juntamente com outro indivíduo ter assaltado a Lotérica Sena de Ouro, localizada na Avenida Presidente Vargas, quase esquina Duque de Caxias.

O crime aconteceu no dia 5 de maio do ano passado. Na ocasião, os assaltantes roubaram aparelhos celulares, além da quantia de R$ 1 mil em espécie e R$ 11 mil em cheques.

Segundo informações do inspetor Ivo Mezadri, logo após o crime, recebeu denúncia relatando as características de um dos assaltantes, sendo ele Rossê, possibilitando assim a identificação do mesmo. Ainda de acordo com o inspetor, uma nova denúncia levou ao paradeiro do criminoso, que se encontrava trabalhando em uma lavagem, situada na Rua XV de Novembro.

A prisão aconteceu na última terça-feira (30), por volta das 16h. Rossê foi levado a reconhecimento, sendo apontado por um dos vigias que trabalhava na empresa, na época do assalto, e por uma funcionária da lotérica, como sendo um dos autores do crime. Diante disso, foi solicitada a prisão preventiva do indivíduo, a qual foi decretada pela 1ª Vara Crime.

Mezadri também informou que o assaltante é de origem uruguaia e com ele não foi encontrado nenhum documento que confirmasse seus dados de identificação. Diante disso, uma foto sua foi enviada para a polícia daquele país, a fim de conferir a veracidade do nome, além de verificar se o mesmo possui antecedentes criminais.

Cafetina é presa pela polícia

Mais uma vez a integração das delegacias no combate a criminalidade em Uruguaiana gerou resultado, prendendo proprietária de prostíbulo que aliciava menores e vendia drogas. De acordo com a titular da 2ª Delegacia e DPCA, delegada Ana Luísa Aita Pippi a prisão se deu em virtude de denúncia feita pelo Conselho Tutelar e em cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão solicitado pela delegada à Justiça. “Neste, como em outros casos, principalmente envolvendo crianças e adolescentes, a participação do Conselho Tutelar tem sido muito importante”, declarou Ana.

A delegada contou com o auxílio dos delegados Jader Ribeiro Duarte e Marcelo Chiara Teixeira, bem como dos policiais civis da 1ª DP. A operação aconteceu na noite de segunda-feira (29), por volta das 22h30min, e resultou na prisão de Rosinete de Mello Schecato, 49 anos, proprietária de um bar/pousada, localizada no bairro Cobec. Além disso, Rosinete é acusada de tráfico de drogas e exploração sexual de duas adolescentes. Cinco equipes trabalharam na operação. Chegando ao local, os policiais avistaram Rosinete jogando pela janela da pousada um frasco contendo trouxinhas de cocaína, as quais foram recolhidas pelos policiais. Segundo eles, este tipo de procedimento já havia sido tomado pela criminosa.

Também encontraram no local duas adolescentes, uma com 15 e outra com 17 anos, na condição de prostituição, ambas eram irmãs. A mais nova foi localizada pelos policiais no interior de um dos vários quartos, aonde eram realizados programas sexuais mediante pagamento. Nas buscas ainda foram achadas duas munições, calibres 38 e 22. A dona do cabaré foi encaminhada a Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Defrec apreende menor que assaltava nos trevos

Nesta semana, os policiais da Delegacia de Delegacia de Furtos, Roubo e Entorpecentes e Capturas (Defrec) apreenderam o menor C.D.S., 17 anos, acusado de junto com Rafael Corrêa, vulgo “Pecochão”, cometer assaltos nos trevos de acesso à cidade. O menor foi reconhecido por uma das vítimas como sendo um dos assaltantes. C.D.S. foi encontrado pelos policiais em sua residência na vila Betânia e encaminhado a Fase.

Em seis meses Defrec efetua 82 prisões

Nestes primeiros seis meses do ano, a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) efetuou 82 prisões, sendo que no mês de junho realizou 22. Atualmente, a Defrec é comandada pelo delegado Marcelo Chiara e conta com somente dois investigadores, Ivo Mezadri e Fernando Salles. Mesmo como déficit de pessoal a referida delegacia é uma das que tem o maior número de prisões efetuadas comparadas as demais no Estado.

De acordo com os inspetores Ivo Mezadri e Fernando Salles, que trabalham juntos desde 2004, a agilidade do trabalho se dá devido à reincidência dos criminosos. “O
que nos ajuda é que já conhecemos a maioria dos criminosos, senão a totalidade, pois sempre são os mesmos indivíduos comentendo os mesmos tipos de delitos”, explicou Mezadri.

Os inspetores ainda informaram que com relação aos outros anos, o número de prisões aumentou em 50%. “Esses acréscimo nas prisões é resultado de um trabalho de investigação, bem como da coragem das vítimas em reconhecer os bandidos. Ultimamente, as vítimas têm colaborado e muito com o nosso trabalho”, ponderou Ivo.

Com relação à efetivação das prisões, os inspetores comentaram que enfrentam dificuldades para realizá-las, uma vez que são somente os dois trabalhando no setor investigativo da Defrec. Além disso explicam que na maioria dos casos os criminosos os respeitam e não é necessário usar de violência para prendê-los.

Prisões

Os investigadores divulgaram que neste primeiro semestre do ano prenderam 13 pessoas por tráfico em flagrante, uma prisão por flagrante de receptação e uma por posse de munição. Também cumpriram 35 Mandados de Prisão (foragidos com sentença condenatória decretada) e 32 Mandados de Prisão Preventiva por roubo (assalto).

O quadro mostra a situação das principais quadrilhas que operaram nos roubos e furtos de motos, assim como das respectivas áreas de atuação.

Animais são furtados de propriedade

Na tarde da última segunda-feira (29), por volta das 15h, o capataz de uma estância ao fazer a contagem do gado, deu por falta de cinco animais bovinos de raça Jersey e um eqüino de pelagem rosilha. Ainda segundo relatos do funcionário a cerca que dá acesso ao brete foi cortada. A vítima não tem suspeitos.

02 de julho de 2009

Menores faziam “programas” na Cobec

Operação conjunta realizada na área do Porto Seco Rodoviário, antiga Cobec, segunda-feira, à noite, resultou na prisão em flagrante de Rosinete de Mello Schecatto, a “Rose”, de 49 anos, que já vinha sendo investigada por aliciamento a menores à prostituição e “administrar” ponto de droga naquela área. Em cumprimento a mandado de busca e apreensão representada pela Ana Luísa Aita Pippi, da 2ª DP e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, e informações do Conselho Tutelar de que na casa noturna funcionava tráfico de exploração infantil e droga, os policiais entraram e encontraram cocaína, duas menores e munição.

De acordo com a delegada Ana Luísa Aita Pippi, por volta das 22h30min, com o apoio dos policiais da 1ª DP e dos delegados Jader Ribeiro Duarte e Marcelo Chiara Teixeira, a equipe entrou na boate e pousada da “Rose”. As denúncias e as investigações policiais se confirmaram.

A casa noturna servia mesmo para prostituição de mulheres, mais especificamente de menores, e ponto de droga. Ao ser surpreendida com o forte aparato policial, “Rose” jogou pela janela um frasco contendo trouxinhas de cocaína.

Na boate, duas adolescentes, irmãs – uma de 15 e outra de 17 – foram encontradas em condições de prostituição. Inclusive, a mais nova, segundo os policiais, estava num dos quartos onde eram realizados programas sexuais mediante pagamento. Havia, ainda, na boate, munições calibres 38 e 22. A dona do estabelecimento foi encaminhada à Penitenciária Modulada.

Estrangeiros são presos por porte ilegal

Três uruguaios foram presos em flagrante na madrugada de ontem nas margens do rio Quaraí, na Granja Tuiuti, na área no município da Barra do Quarai, pelos policiais militares do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, por porte ilegal de armas. Com eles foram encontrados um rifle, calibre 22, marca Berno; um rifle, calibre 22, marca Lakefield; um carregador com 6 munições calibre 22 intactas; um carregador com 5 munições, calibre 22 intactas e 10 munições calibre 22.

Está difícil a identificação dos motoqueiros

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) tenta através de fotografias mostradas a testemunhas identificar os dois motoqueiros que na manhã do dia 22 de junho, armados, em uma motocicleta preta, vestindo capacetes, renderam o funcionário do posto de gasolina da avenida Flores da Cunha e levaram R$ 30 mil e mais cheques. O agente Salles disse que diante da ameaça de que não olhassem para eles durante o assalto, os delinquentes dificultam a investigação.

A Defrec tem até o momento suspeitos pelo roubo, mas nada de concreto que aponte os responsáveis. Porém, o caso continua sendo investigado.

Ainda no mês passado, dois motoqueiros, armados, interceptaram na avenida Duque de Caxuas o veículo de uma gerente de posto de gasolina e fugiram com R$ 15 mil.

Quem desobedecer a instrução da pesca será preso e multado

O 4º Pelotão de Polícia Ambiental continua monitorando os 515 km de rio a fim de exigir o cumprimento da Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que proibiu por 60 dias a pesca, na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e seus afluentes, desde o dia quatro de junho. A suspensão da pesca se deve à redução de volume das águas provocada pela estiagem prolongada. Com a escassez das chuvas, os peixes nativos ficaram expostos à captura. Avaliações ambientais serão realizadas durante os 60 dias. Do resultado delas, a proibição poderá ser suspensa ou prorrogada.

O tenente Moisés Gomes Goulart, comandante do 4º Pelotão de Polícia Ambiental, diz que diariamente uma patrulha percorre área de abrangência dos rios Uruguai, Quaraí e Ibicuí verificando o cumprimento da instrução e aplicando as sações previstas. “A desobediência resulta na apreensão do material pesqueiro, detenção, multa, cassação da carteira caso trata-se de pescador profissional e até prisão”, alerta o oficial, acrescentando que a penalidade prevista é de um a três anos de detenção.

No patrulhamento, mais de 10 redes já foram apreeendidas pelo 4º Pelotão de Polícia Ambiental, com exceção de espinhéis e “boias-loucas”.

Lebreiros levam a culpa

O 4º Pelotão Ambiental da Brigada Militar mantém as estradas do interior do município em constante vigília a fim de evitar delitos como abigeato e caça de animais proibidos por lei. Na barreira feita na noite de domingo, no corredor de acesso ao Plano Alto, a guarnição estranhou o trânsito de um veiculo em condições precárias e abordou-o. Na revista no interior do carro, os policiais surpreenderam-se com o que foi encontrado no porta-malas. Dentro de uma bolsa de ráfia estavam quatro lebres abatidas e cinco cães lebreiros. Ao serem questionados, os motoristas informaram que com auxilio dos cães haviam caçado as lebres. Por sua vez, os cachorros, vinham quietos no porta-malas e não reagiram à ação policial. O Pelotão Ambiental efetuou dois termos circustanciados aos motoristas do veículo. Eles assumiram a autoria do fato. Os animais foram recolhidos e incinerados após laudo técnico.